quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Príncipe ou Sapo?

Gente, postei esta crônica e no mesmo dia um amigo, o escritor Jefferson Dieckmann, também postou no blog dele http://jdieckmann.blogspot.com/ um lindo poema que faz um dialogismo com o meu texto. O nome do poema é Sapo. Dêem uma conferida! (ops! é Deem na nova regra ortográfica)




Várias mulheres reclamam de que os homens não querem saber de nada, que não querem relacionamento sério. Engraçado é que os homens dizem o mesmo de nós. Reclamam que a mulherada não quer mais saber de casamento, que as mulheres não querem assumir responsabilidade alguma e por aí a fora.
Por que os homens e as mulheres que procuram por relacionamentos mais sérios, tipo um namoro firme, casamento ou “morar junto”, não se encontram? Particularmente eu não entendo minhas amigas, que vivem com seus parceiros e porque não oficializaram a união, ficam dizendo que “só vivem juntos”. Como assim “só”? Pois isso é muito, conseguir dividir uma vida juntos é algo de extrema importância, força de vontade, paciência, doação, solidariedade, companheirismo, amizade, cumplicidade e muito mais, caso contrário só o amor e a paixão não dariam conta de manter duas pessoas juntas. Podem ter certeza de que não!
Bem, voltando ao desencontro amoroso, acredito que isso muito se deve a um tipo de comportamento humano, o de “carente pegajoso”.Primeiro tentarei definir o que é um “carente pegajoso”, esse ser que acaba afastando o(a)s possíveis amores: É um ser (pode ser do sexo feminino ou masculino) que, na maioria dos casos, têm a auto-estima baixa, não acredita em si e não se ama. O CP (carente pegajoso) sufoca a outra pessoa com sua insegurança, esquece de viver a sua vida e passa a viver somente a vida da outra, tornando-se, assim, um ser desinteressante. As pessoas se atraem por pessoas interessantes, que se curtem, que têm sonhos, que vivem seus próprios momentos, que fazem coisas das quais se sintam felizes e que com sua forma de levar a vida acabe acrescentando ao outro. Não pensem que o CP, na minha opinião, seja aquele(a) que se deixa emocionar com uma declaração, com uma palavra de carinho ou com uma investida. Qualquer um é passivo de se encantar por alguém que tenha sabido, por exemplo, apropriar-se de palavras poderosas, capazes de penetrar em sentimentos íntimos. E que essa pessoa enamorada ame e sofra, também é compreensível, afinal uma história de amor não o é sem emoção, ainda que seja uma pequena história.
Outro problema é que, no caso de nós mulheres, sonhamos com o homem perfeito, que mande flores (de preferência que sejam rosas vermelhas e o buquê enorme), que saiba o que dizer na hora certa (e que saiba calar no momento certo também), que escolha o presente certo (mesmo sem dica nenhuma, se ele tiver recebido a dica e não tiver prestado atenção, coitado, já era), que nos ature na fase da TPM (isso significa que ele vai ter que ter uma “santa paciência”), enfim, que ele seja o Príncipe Encantado! Oh, que lindo! Seria perfeito, caso existisse. Logo, conforme-se, aproveite e se grude naquele cara que não acerta no presente, às vezes se atrapalha com as palavras, esquece de comprar flores e não acredita que existe TPM. Acreditem, ainda tem homem que não acredita na TPM. Bote na balança, ele pode não ser perfeito, mas e você é? Óbvio que não! Ninguém é.
Leve em conta o que ele tem de bom, suas qualidades lhe agradam, tem caráter, tem ética, é inteligente, interessante, tem um bom papo? É, tem que ter um bom papo, porque depois aturar alguém falando besteira, é “brabo”! Ah, e lógico, ao menos aos seus olhos, ele tem que ser atraente. Tem mais, o Príncipe, por saber ou achar que está com tudo, pode não ser tão dedicado, tão entregue, geralmente são caprichosos e esperam mais da mulher do que oferecem. Portanto, trocar o Príncipe pelo Sapo pode ser mais negócio.
Pati

Um comentário:

Jefferson Dieckmann disse...

Isso tudo é verdadeiro! Atualmente, para se ter um relacionamento sério, é preciso relevar muitas coisas que, a grande maioria não quer se sujeitar. Quanto a trocar o príncipe pelo sapo, eu já gostei! Eu, como bom sapo, me alegrei! Um abraço!