segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pausa para o café




Arnaldo Jabor, na crônica Seja um idiota, finaliza com a seguinte frase: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!” Adorei o texto, aliás, já li muita coisa inteligente dele. Acabei refletindo sobre coisas que deixo pra depois, pois sempre acho que terei o outro dia pra isso. Será?
Todos nós imaginamos que teremos o dia de amanhã, na verdade isso é um mecanismo de defesa, para que possamos levar a vida sem o desespero de quando é que vai acabar. O problema é que nos enganamos tanto, que chegamos a acreditar que realmente somos imortais e, portanto, muitas vezes, deixamos de viver coisas que gostaríamos, já que temos “a vida toda”. Mas quanto tempo ainda temos? Infelizmente ninguém sabe quanto é o seu tempo, pode ser mais sessenta anos, mais trinta, mais cinco ou mesmo mais um dia, quem sabe?
Então, por mais falta de tempo que tenhamos, façamos uma pausa para o café, façamos coisas significativas para nós, sejamos felizes agora. Gosta de futebol? Vá ao estádio ver seu time jogar. Gosta de estudar, gostaria de poder cursar uma universidade? Dê um jeito, estude bastante para a pública, mas também pense em fazer um esforço para a particular, nem que tenha que fazer duas disciplinas por vez. Gosta de viajar e não tem dinheiro? Coloque como objetivo sua viagem, deixe de comprar coisas dispensáveis, planeje. Gosta de jogar boliche, mas não tem tempo, pois tem muito trabalho? Arranje um tempo para você e sua família, ou chame os amigos, é um programa divertido, vá brincar.
Agora se só é feliz comendo, não posso recomendar que coma o quanto quiser, pois se você quiser ter mais tempo pra ser feliz aqui nesse mundo, vai ter que cuidar da sua saúde, vai ter que se cuidar. Mas uma pizza com companhia, de em vez em quando, só faz bem, recomendo!

Um comentário:

joesio disse...

Para te ser franco, pouco me importa saber "quanto tempo ainda temos" de vida... Mas seja lá qual for esse tempo, eu o aproveitarei (e muito bem!) fazendo visitas ao LITERATURA E DIÁLOGOS, pois sei que aqui reencontrarei o tempo perdido noutros lugares...
Que lugarzinho aconchegante esse teu, heim menina!!!