sábado, 18 de julho de 2009

Literatura pura em um belo filme

Li um livro belíssimo da literatura universal que se chama “Orgulho e Preconceito” da autora britânica Jane Austin (1775-1817). Além deste, Jane escreveu outros romances, entre eles “Emma” e “Razão e Sensibilidade”. O livro O&P é um romance de época escrito em 1797, mas só foi lançado em 1813, pouco antes de Jane falecer. A história é belíssima, com uma linguagem bem acessível e empolgante. No início do livro, admito, parece que os fatos, que o enredo demora um pouco para se desenrolar. Mas em seguida, começa a ficar emocionante.

Depois de ler essa bela obra, pode-se e DEVE-SE assistir ao filme com o mesmo nome. Falo do filme de 2005 com a Keira Knightley e Matthew Mcfadyen, pois existem versões mais antigas, que eu não assisti. Essa versão de 2005 é muito boa. Pra quem gosta de filmes de época, com aqueles vestidos maravilhosos, paisagens exuberantes, castelos e châteaux belos e históricos, é um prato cheio. Sem contar com o enredo, um mundo completamente diferente do nosso. Eram outros costumes, embora que a essência dos sentimentos ainda continuam os mesmos.
Leiam o livro de Jane Austin e depois assistam ao filme, vai ficar melhor para entender a história e ainda será uma “baita” curtida, tanto no papel quanto na tela.
Pati

Um comentário:

Machado de Carlos disse...

Agradeço-lhe pelo comentário no site Recanto das Letras. É muito bom viajar em tuas letras.