sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ambiguidade de amor em Tim Maia e Marisa Monte

Podemos sentir diversos tipos de amor. Amor de homemXmulher, amor fraterno, por um amigo, amor de filho ou por um filho.
A beleza da Literatura está em justamente podermos nos apropriar dela para os nossos sentimentos. Dependendo do nosso estado de espírito, uma mesma letra, pode nos servir de consolo, entretenimento ou reflexão ao que estamos passando naquele momento. Uma pessoa que está apaixonada, que está começando um novo amor ou algo significativo, que eleve seu estado emocional, que mexa ou abale suas estruturas, irá se relacionar com a música “Mais uma vez” de Marisa Monte ou “Gostava tanto de você” do Tim Maia de uma maneira. Entretanto, essas mesmas pessoas podem, em um outro momento de sua vida, sentir, compreender ou interpretar essas mesmas canções sob outro aspecto. Por exemplo, o amor por um filho. De fato, até onde pude analisar as letras e o que sei sobre um pouco da história dos artistas, pude concluir que elas foram criadas pensando em seus filhos. Tim Maia perdeu sua filha quando esta ainda era muito jovem. Marisa Monte tem um filho, viaja o tempo inteiro, fica longe. Claro que isso não determina nada, cada leitor, cada ouvinte tem o direito de se apropriar do texto ou da canção. A Literatura permite que isso ocorra. Na verdade, Literatura é isso. E a ambiguidade é o que torna um poema, seja ele em forma de texto ou música, maravilhosamente belo e rico.
Leia, cante, se emocione, conforme suas emoções permitirem.


Mais uma vez (Marisa Monte)
*
Mais uma vez eu vou te deixar
Mas eu volto logo pra te ver
Vou com saudades no meu coração
Mando notícias de algum lugar...
Eu sei, que muitas vezes te fiz esperar demais
Mas mesmo na distância o meu pensamento voa longe demais
Fico imaginando você sofrendo na solidão
Quando eu vou deitar penso em você em seu quarto dormindo
AhhhhLonge de você meu bem, longe da alegria
Longe de você meu bem, longe do nosso lar ....
Mais uma vez...




Gostava tanto de você (Tim Maia)

*
Não sei porque você se foi

Quantas saudades eu senti

E de tristezas vou viver

E aquele adeus não pude dar...

Você marcou na minha vida

Viveu, morreu

Na minha história

Chego a ter medo do futuro

E da solidão

Que em minha porta bate...

E eu! Gostava tanto de você

Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra

Em sonho vejo este passado

E na parede do meu quarto

Ainda está o seu retrato

Não quero ver prá não lembrar

Pensei até em me mudar

Lugar qualquer que não exista

O pensamento em você...

Nenhum comentário: