segunda-feira, 6 de julho de 2009

O peso das palavras


É incrível como ocorre o processo da comunicação, ou não, afinal nem sempre ocorre “comunicação” entre as pessoas. Às vezes dizemos X para Fulano que entende Y. Outras vezes soltamos palavras, que pra nós são insignificantes, mas que pra outra pessoa tem um peso enorme. Pronto, está armada a confusão. Você disse que ele era muito chato, afinal não gosta de filme nenhum. Mas você disse isso por dizer, você o ama, está apenas reclamando que não tem parceiro para ver um filme. Só que não adianta, você o chamou de chato e agora e ele está magoado. Se isso acontece entre casais, imaginem o que acontece entre pessoas de relações menos íntimas.
Você pode ter afastado alguém da sua vida porque disse alguma coisa inapropriada, porém, você não sabe disso, não entende porque aquela pessoa se afastou. Ou então, uma pessoa pode ter feito o mesmo com você. Disse algo sem peso pra ela, mas que pra você doeu muito. Vocês se afastam e aí, nesse caso, ela é que fica perdida na história sem entender porque você não a procura mais ou está tão distante.
Por causa desses desencontros comunicacionais é que tenho pensado, é tão mais simples quando se é criança! Os adultos complicam demais, se magoam demais, levam tudo à sério demais. Criança briga num dia, diz que nunca mais vai falar com seu amiguinho e no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido, estão brincando, se divertindo como se nada tivesse ocorrido. As crianças são sábias. Pena que eu cresci.

Pati

Nenhum comentário: