terça-feira, 1 de junho de 2010

Filosofia no YouTube - Foucault em Vigiar e punir


Descobri que no YouTube tem vários vídeos sobre filosofia, incluindo um antigo quadro do Fantástico sobre o assunto "Ser ou não Ser" com a filósofa Viviane Mosé, uma especialista no assunto. Qualquer um dos vídeos delas que você assistir, terá uma excelente aula.
Mas voltando ao Foucault, tem um livro importante dele intitulado "Vigiar e punir", que para quem quiser saber mais sobre o assunto pode ter uma ideia do livro em vários vídeos no YouTube. O tema trata de punição e controle da sociedade. Abaixo deixo alguns links, tanto para o de Foucault (também com a filósofa Viviane Mosé), como o da série da Globo. Um deles apresenta os diversos tipos de punições, dos suplícios até os dias de hoje:




Para quem gosta do assunto, vale a pena dar uma olhada e filosofada!

3 comentários:

Jefferson Dieckmann disse...

"Vigiar e punir" é um livro do Foucault, praticamente obrigatório para quem faz Direito! Eu já tinha falado em outras oportunidades, mas repito: gosto muito das tuas dicas culturais, aqui no teu blog! Parabéns e obrigado! Abraços!

Hotel Crônica disse...

Excelente dica Patrícia !!
Muito obrigado...

Seu blog está uma delícia...
No youtube é também possível ver aulas de filosofia gravadas em faculdades americanas de ponta.

A maioria das grandes universidades americanas têm os "open courses", ou seja, disponibilizam de graça na internet o conteúdo de seus cursos em vídeo e pdf.

É possível ver aulas de cursos dos mais variados,
para quem sabe inglês é imperdível.

Abraços de quebrar a costela !!

Carlos Pires disse...

Vídeos relacionados com filosofia:

http://duvida-metodica.blogspot.com/search/label/V%C3%ADdeo