Persépolis conta a história real de Marjane Satrapi, uma iraniana que, além de protagonista, é também autora do filme juntamente com o francês Vincent Paronnaud, sendo a produção franco-iraniana. Marjane, que faz histórias em quadrinhos, acabou dando esse toque ao filme, ficou bem legal.
Mostra dos quadrinhos de Marjane
Marjane nasceu em Teerã em 1969 e, ainda criança, em 1979 presenciou a queda da ditadura pró-ocidental do Xá Reza Pahlevi, que prometia modernização e democratização ao país, pela Revolução Iraniana de um regime repressor.
Imagens do filme Persépolis
Da noite para o dia as pessoas, principalmente as mulheres, sofreram brutalmente as mudanças, tendo, por exemplo, que deixar de lado as saias e mini-saias para se cobrirem com véus. Nem em suas casas elas podiam ter liberdade. Caso uma família fosse liberal e recebesse um visitante que fosse da opinião do governo radical, a mulher tinha de se portar como na rua, toda coberta e totalmente submissa ao marido, não podendo entrar nas discussões e sequer dar alguma opinião.
Fotos de jovens do Irã antes de 1979
As fotos da década de 1970 foram extraídas do site:
http://funnytogo.com/pictures/iran70s/lifestyle.htm
O filme é uma verdadeira aula de história, vale MUITO a pena assisti-lo, recomendo!
5 comentários:
O teu blog sempre nos traz uma dica cultural legal. Parabéns! Abraços!
Concordo com o Jefferson, aqui é cultura pura!!
Agora estou louca para assistir esse filme!
*.*
Beijitos, flor!
Pati, querida, eu assisti ao filme há bastante tempo. É realmente muito bom! Uma verdadeira de história, de cultura, de crenças...
Vale muito a pena. Assistam!
Sempre tive curiosidade de ver esse filme,
e seu post me estimulou a vê-lo enfim.
Depois te conto que que achei !
Valeu pela dica!
Te seguindo,
Hotel Crônica.
Postar um comentário