sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pequeno Príncipe

Para quem, como eu, é fã do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry e quer compreender um pouco mais dessa maravilhosa obra literária infanto-juvenil, que para mim é muito mais para adultos do que para crianças, deve ler um artigo que está no blog de uma grande amiga:
Por sinal, é dela e de outra colega nossa. Elas fizeram um levantamento da obra inteira, percorrendo juntamente com o Pequeno Príncipe os planetas visitados por ele e observando atentamente a relevância disso, o simbolismo dos personagens e suas metáforas. Não percam, o artigo é excelente!

2 comentários:

Gisele Schmidt Moitoso disse...

Querida Pati:

Em primeiro lugar, muito obrigada por divulgar o meu blog e o texto escrito por mim e pela adorável colega Carine sobre 'O Pequeno Príncipe'.

A obra de Saint-Exupéry é realmente magnífica e está entre as melhores da literatura universal - um verdadeiro clássico. Como disseste, trata-se de um texto que agrada a crianças e adultos: aos pequenos porque é revestida de uma linguagem simples, de fácil entendimento, conta a história de um menino e apresenta lindíssimas aquarelas, feitas pelo próprio autor; aos adultos agrada porque, além de todos esses encantadores pontos citados, traz nas entrelinhas preciosas lições de vida, mostrando como os adultos - as 'pessoas grandes' - convivem. Mais uma vez a criança ensinando-nos a viver com plenitude.

Nosso texto, um breve ensaio, é apenas uma singela tentativa de compreender alguns dos temas trabalhados na obra. Se continuarmos o estudo, certamente encontraremos inúmeras possibilidades.

Obrigada, amiga.

Um beijo!

cris mitsue disse...

Nossa, Pequeno Príncipe é bom demais! É um clássico da literatura que todos deveriam ler, não só as crianças, que apesar de ser dirigida para o público infanto-juvenil, também acho que é mais para os adultos.. :D Como a história é curtinha, o livro não cansa, dá pra ficar lendo, relendo e filosofando um monte, ficar pensando no que o autor realmente queria expressar, enfim.
Não faz muito tempo, comprei o livro, do mesmo autor, O Amor do Pequeno Príncipe. Lindo, muito reflexivo e recomendo.
O Pequeno Príncipe é uma história de se encantar e viajar para um mundo que todos gostariam de conhecer.

Adorei o seu post e o artigo recomendado =D