*
*
Diego Rodrigués da Silva Velazquez, pintor espanhol, nasceu em Sevilha no ano de 1599 e morreu em Madrid em 1660.
Seu dom foi identificado por seus pais aos onze anos de idade.
*
*
As Fiandeiras, 1655
*
*
"As fiandeiras", de Velásquez, foi uma pintura inovadora por ter retratado um ofício.
A tela mede 2mx2,93m e as cores, apesar de poucas, foram brilhantemente misturadas.
Analisando a obra, obvervamos num primeiro plano as cinco mulheres tecendo, mais ao fundo, outras cinco mulheres examinando uma peça que conta a história de Aracne. Segundo rege a lenda, Palas Atena teria ficado furiosa por Aracne se gabar de tecer bem quanto ela, por isso, transformou-a em uma aranha e obrigou-a a tecer para o resto de sua vida. A maldição é reconhecida na tela, quando o braço é erguido pela deusa do capacete, cena que está ao fundo.
Além disso, podemos observar outros símbolos. A mulher puxando a cortina, quase convidando-nos a olhar a cena, a mulher mais velha, fiando na roca, que na verdade é Palas Atena e a que está enrolando a lã que é Aracne.
*
*
*
*
Mais conhecida como "As Meninas", esta obra é uma das mais importantes e a mais famosa. Velazquez introduziu um auto-retrato, utilizou uma técnica de quadro dentro do quadro e divinamente soube ministrar o efeito da iluminação.
A filha de cinco anos do rei Filipe IV da Espanha, Margarida Teresa, aparece no centro da tela cercada por suas criadas. Velázquez representou a si mesmo à esquerda da tela. O rei e a rainha podem vistos refletidos no espelho bem atrás da cabeça da infanta.
Pati